Bolo de pão ázimo e mousse de chocolate

Quando criança eu me perguntava, por que não há um bolo de chocolate realmente delicioso para a Páscoa? Minha mãe veio com esta receita para a Páscoa Kosher (Pesadicka), bolo de pão ázimo e mousse de chocolate. Foi um vencedor, e é a sobremesa estrela da nossa refeição da Páscoa. Às vezes nos perguntamos por que só fazemos isso na Páscoa.

Embeber o pão ázimo no vinho Manischewitz lhe dá uma textura como a do tiramisu. Minha mãe (de abençoada memória) fez esta receita com meus filhos por anos. Todos nós disputamos o privilégio de lamber a espátula para os pedaços finais de chocolate!

Serve de 8 a 10

Ingredients

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de creme de leite frio
  • 5 gemas grandes
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1½ colher de chá de baunilha
  • 340 gramas de chocolate meio amargo de alta qualidade, bem picado para polvilhar no topo
  • 3 xícaras de vinho Kosher tinto doce, como o Manischewitz
  • 1 pitada de sal
  • 8-10 quadrados de pão ázimo

Instructions

INSTRUÇÕES

PREPARE SUA ASSADEIRA:
  1. Borrife uma assadeira de 20x20 cm com spray antiaderente e aplique 2 folhas de papel vegetal para caber na panela com papel suficiente sobrando dos 4 lados para que se possa levantar facilmente o bolo de mousse depois de pronto.
FAÇA SEU MOUSSE:
  1. Aqueça 1 xícara de creme em uma panela pesada de 1 litro até ficar quente. Bata junto as gemas, o açúcar e uma pitada de sal em uma tigela de metal até misturar bem, em seguida, adicione o creme quente à mistura de gema de ovo em um fluxo lento, mexendo constantemente para que os ovos não coalhem.
  2. Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo moderadamente baixo, mexendo sempre, até engrossar o creme de ovos. Despeje o creme de ovos através de um coador fino em uma tigela e acrescente baunilha.
  3. Derreta o chocolate em banho-maria ou em uma tigela de metal sobre uma panela com água fervente (ou em uma tigela de vidro no micro-ondas com 50% da potência por 3 a 5 minutos), mexendo com frequência.
  4. Bata o creme de ovos no chocolate até ficar homogêneo, depois esfrie na geladeira por pelo menos 30 minutos, coberto com filme plástico.
  5. Bata as 2 xícaras de creme de leite restante em uma tigela com uma batedeira de mão ou fixa até ficar em ponto de neve. Bata um quarto do creme batido dentro do creme de chocolate para clarear, em seguida, adicione no restante suave, mas completamente.
CRIE SUAS CAMADAS:
  1. Use uma combinação de pedaços de pão ázimo inteiro e pedaços quebrados menores, assim você pode formar 5 camadas em sua assadeira de 20x20 cm.
  2. Despeje vinho Manischewitz em uma forma refratária de 23x33 cm separada até que haja cerca de 1,3 cm de vinho no prato.
  3. Mergulhe pão ázimo suficiente apenas para sua primeira camada por cerca de 2 minutos ou até que o vinho seja absorvido pelo pão ázimo. Crie sua primeira camada na parte inferior do plano.
  4. Adicione uma camada fina de mousse de chocolate sobre a camada de pão ázimo e espalhe uniformemente com uma espátula ou a parte de baixo de uma colher. Complete o mesmo processo para suas próximas 4 camadas.
  5. Polvilhe o chocolate por cima do bolo e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
  6. Para servir, retire o bolo da assadeira e corte em quadrados.

Notes

OBSERVAÇÕES

Para variar o sabor, você pode substituir a baunilha por 2 e meia colheres de chá de pó de café expresso instantâneo (dissolva-o no creme quente), 3 e meia colheres de sopa de Grand Marnier ou 2 e meia colheres de sopa de conhaque (ou batido em creme de ovos coado).

Video

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *